Governo Lula regulamenta produção de energia alternativa
Mar
18 2004
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 18/03/2004
Governo Lula regulamenta produção de energia alternativa
Quase dois anos depois de instituído por lei federal, o Programa de Incentivo às Fontes de Energia Alternativas (Proinfa) será implantado pelo governo federal. A informação é do vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB), que esteve reunido ontem (quinta-feira) com a ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef. Particpou do encontro, em Brasília, o vereador Marcos Cittolin (PSB).
O Proinfa tem o objetivo de estimular as empresas a investir nos Estados em infra-estrutura para a geração de energia alternativa como a eólica, biomassa e pchs (pequenas centrais hidrelétricas). O programa prevê financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e garantia da Eletrobrás para a compra dos 3.300 MW a serem produzidos durante 20 anos. Essa energia representa mais de 4% da capacidade total do sistema brasileiro.
Segundo ele, empresas importantes do setor têm interesse em instalar unidades no Rio Grande do Sul, estado privilegiado em recursos naturais geradores de energia. Passo Fundo, por exemplo, é um pólo metal-mecânico, com profissionais especializados, que pode receber uma planta industrial de equipamentos, prevê. Participaram do encontro representantes de entidades nacionais de pequenas e médias empresas.
Beto disse que a geração de energia alternativa terá impulso com a sanção do novo modelo elétrico do país e a regulamentação do Proinfa. A idéia do governo é diversificar a matriz energética do país e buscar soluções nas regiões com o uso de fontes renováveis de energia, afirma. A meta é chegar em 2014 ao índice de 10% do total no país.