Informática brasileira é estratégica para o país

May 19 2004
(0) Comments

Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 18/05/2004
Informática brasileira é estratégica para o país

O segmento brasileiro de informática recebeu apoio importante nesta terça-feira, 18/5, em Brasília. Deputados e senadores criaram a frente parlamentar da informática em evento que reuniu o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e uma centena de empresários brasileiros.

A iniciativa se justifica, afirma o vice-líder do governo Beto Albuquerque, pois o setor movimenta US$ 14 bilhões por ano, gera 220 mil empregos diretos e indiretos e fatura 3% do PIB nacional. É um setor estratégico para o desenvolvimento do país e por isso o nosso governo construiu uma agenda positiva para ele, afirma.

No último ano, o segmento foi incluído com destaque no projeto de política industrial do governo e garantiu até 2019 a redução de 85% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o que evita a concorrência desigual com a Zona Franca de Manaus. Medidas como essas, explica o vice-líder, beneficiam em especial Estados como Rio Grande do Sul, segundo pólo de informática do país, que fatura R$ 1 bilhão por ano.