Santa Maria terá centro de referência para o Mercosul

May 28 2004
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 28/05/2004
Santa Maria terá centro de referência para o Mercosul

A Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais do Inpe, em Santa Maria, será um centro de referência em análise de clima e solo para o Estado e os países do Mercosul. A informação é do vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB-RS), designado desde o começo pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) para definir o aproveitamento imediato da estrutura do centro. Na próxima segunda-feira, o ministro Eduardo Campos apresenta ao governador Germano Rigotto as diretrizes da unidade e propöe uma parceria.

Segundo Beto, a unidade ligada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais realiza trabalho na área de Ciência Espacial e Atmosférica. Em 15 meses, o nosso governo investiu em equipamentos e infra-estrutura e definiu os eixos de atuação que mais interessam ao Rio Grande do Sul e ao Mercosul, explica o deputado.

A unidade irá desenvolver atividades para auxiliar no gerenciamento urbano e rural em programas de agrometeorologia e de sensoriamento remoto. De acordo com o vice-líder, além de pesquisa científica, esses programas permitirão, por exemplo, o mapeamento de áreas agrícolas, com imagens de satélite (CBERS), diagnósticos do meio ambiente físico de cidades, regiões e propriedades, previsão de tendências climatológicas úteis para a prevenção de desastres.

Para realizar esse trabalho, a unidade terá o apoio do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), da Coordenadoria de Observação da Terra (OBT/Inpe), e do Laboratório Associado de Computação e Matemática Aplicada (LAC/Inpe). Os recursos do centro permitirão, por exemplo, identificar a vocação sustentável das terras, prever safras, treinar técnicos, desenvolver projetos de agricultura de precisão e gerar boletins meteorológicos úteis pata agricultura, energia e transporte, afirma Beto.