PSB gaúcho lança Núcleo Verde em Porto Alegre
Jun
04 2004
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 04/06/2004
PSB gaúcho lança Núcleo Verde em Porto Alegre
PSB gaúcho lança Núcleo Verde em Porto Alegre
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Rio Grande do Sul lançou oficialmente o Núcleo Verde Socialista, na manhã desta sexta-feira, na sede estadual do partido, em Porto Alegre. Segundo o deputado federal Beto Albuquerque, pré-candidato do PSB à Prefeitura da Capital, “o núcleo demonstra o compromisso do partido com a defesa do meio ambiente e será extremamente importante nos debates sobre o tema nas eleições”.
Segundo Beto, o Núcleo Verde Socialista terá entre suas principais diretrizes a defesa da vida, o desenvolvimento sustentado, a alimentação orgânica e a proteção ao meio ambiente.
A apresentação do Núcleo Verde aconteceu um dia antes do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 5 de junho. No evento, José Vilhena, um dos coordenadores do núcleo, lembrou a luta histórica dos ambientalistas, iniciada em 1972, com a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia.
“Depois de 32 anos, o homem só tem depauperado o planeta. O que ficou para todos nós? Uma bandeira a ser conduzida por guerreiros”, afirma Vilhena. “O Núcleo Verde do PSB disponibiliza guerreiros de seus quadros para esta luta, que vai definir o futuro da humanidade”.
Com 12 princípios básicos, o Núcleo Verde orientará suas ações pela aliança com a vida e a justiça social, comprometido eticamente com o respeito à natureza, à liberdade individual e à harmonia social, como base de uma proposta política capaz de garantir existência digna às gerações vindouras.
O presidente do Diretório Municipal do PSB, Luís Alberto Bairros, lembra que as questões ambientais sempre estiveram presentes nas discussões internas e, a partir de agora, terão um espaço para debates sistemáticos dentro do PSB. Já o presidente estadual do partido, Caleb de Oliveira, diz que “o Núcleo Verde irá se tornar um foro importante de militância e discussão dentro do partido”.
Princípios dos Verdes Socialistas
1 – Ecocentrismo
Afirmar o compromisso com a construção de uma sociedade modelada pela harmonia entre progresso tecnológico, crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação tecnológica, garantindo, a partir do respeito à vida, o direito à diversidade biológica e a justa relação dos homens entre si e da humanidade com a natureza.
2 – Bioética
Reconhecer a Terra como sistema vivo, no qual os humanos são participantes do fluxo de vida mantido no planeta. A humanidade é, pois, responsável pela proteção da biosfera.
3 – Bioprioridade
Considerar a percepção ecológica e a necessidade de respeitar o meio ambiente prioritários na definição das questões de ordem econômica e tecnológica.
4 – Gerações Futuras
Todo o progresso necessário à humanidade deve ser exercido de forma a assegurar liberdade, dignidade, bem-estar e respeito pleno às condições de ordem éticas, estéticas e ambientais das futuras gerações.
5 – Precaução
Afirmar a atitude de precaução, a qual deve nortear as escolhas estratégicas da sociedade. Não estando completamente avaliadas as conseqüências de uma decisão, esta não deverá ser colocada em prática.
6 – Paz
Pautar as relações entre as pessoas e os povos pela solidariedade e tolerância, como forma de assegurar a paz.
7 – Holístico
Considerar os valores éticos e existenciais como interdependentes e inseparáveis das forças da natureza.
8 – Espiritualidade
Reconhecer o direito do ser humano de buscar através da espiritualidade seu aprimoramento individual e a melhora de suas relações pessoais.
9 – Diversidade
Reconhecer e integrar de forma digna os diversos grupos sociais, sejam eles étnicos, religiosos, de orientação sexual, culturais ou etários.
10 – Utopia Justa
Comprometer-se com a eliminação da pobreza material e de quaisquer formas de opressão sobre a humanidade.
11 – Educação e Cultura
Garantir o acesso de todos à educação que liberta e à cultura que sensibiliza.
12 – Conhecimento
Disponibilizar a toda humanidade o conhecimento científico e sujeitar, democraticamente, a utilização das tecnologias decorrentes deste saber à avaliação da sociedade humana.