Beto fala de caminhos para solucionar crise da Varig

Oct 21 2004
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 20/10/2004

Beto fala de caminhos para solucionar crise da Varig

O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB-RS) defendeu ontem (20/10) dois caminhos para solucionar a crise da Varig. Durante seminário para discutir a aviação civil brasileira, Beto disse que o primeiro caminho é reordenar a estrutura societária da companhia, com novos investidores, e modernizar a sua gestão. Mas é bom lembrar que a crise não se limita à Varig, é do setor aéreo inteiro do país, afirmou.

Por isso, o segundo caminho proposto pelo deputado é instituir um marco regulatório para organizar o mercado da aviação. Não há empresa que resista a essa competição predatória, resultado da ausência de controle, afirmou.

Beto disse que a recuperação do setor é estratégica para o desenvolvimento do país, que tem dimensões continentais só alcançadas pelas linhas aéreas. O caso da Varig é especial, porque, se no passado foi ela a responsável por interligar as regiões mais distantes do país, no presente, é a Varig ainda a companhia brasileira com a maior abrangência territorial e representatividade internacional, disse.

O vice-líder afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera o caso da Varig um assunto de interesse estratégico e, por isso, busca a melhor solução para garantir a atividade da empresa e os 25 mil empregos. É injusto atribuir a crise ao governo Lula. Essa situação vem de longe, mas precisa ser resolvida com a articulação de todos os setores, públicos e privados, afirmou.