Frente em defesa do cinema nacional é instalada em Brasília
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 24/11/2004
Frente em defesa do cinema nacional é instalada em Brasília
Deputados e senadores instalaram nesta quarta-feira (24/11), às 9h, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Cinematográfica Brasileira. A instalação aconteceu no Salão Nobre do Senado e contou com a participação de autoridades e artistas do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dep. Beto, Lúcia Rocha e senadora Ideli
Para o vice-presidente da Frente, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), o cinema nacional vive um ciclo fecundo de produção, com sucessos de bilheteria e de crítica, no país e no exterior. Esse é o resultado do trabalho de artistas, técnicos e produtores que acreditam no cinema brasileiro e, apesar das dificuldades, têm conquistado esses avanços, afirmou.
Na solenidade de instalação, porém, Beto lembrou os obstáculos vencidos em tempos recentes, como a censura durante o período ditatorial, a extinção da Embrafilme, na década de 90, e a ausência de política para o setor.
O deputado disse que é preciso buscar as convergências de todos os setores envolvidos com o cinema para vencer dificuldades que ainda persistem. No Brasil, apenas 7% das cidades têm uma sala de cinema. A Frente quer ajudar a mudar essa realidade tanto de quem produz como de quem ainda espera ter acesso à arte e à cultura por meio das telas, afirmou. Presidida pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC), a Frente está formada por cerca de 100 dos principais parlamentares do país. Uma das presenças mais festejadas foi a mãe do cineasta Glauber Rocha, Lúcia Rocha.
Foto Crédito: Flávio Serra