Vice-líder defende avaliação da conduta dos aliados na Câmara
Feb
15 2005
(0) Comments
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 15/02/2005
Vice-líder defende avaliação da conduta dos aliados na Câmara
O vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS) disse hoje (15/2) que a derrota do candidato oficial do governo à presidência da Câmara dos Deputados, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT), vai exigir do governo e de seus líderes uma avaliação ampla sobre as relações entre o Planalto e o Legislativo e a conduta dos partidos da base aliada. “Ser governo não é só ocupar cargos, tem bônus mas também ônus. A derrota na Câmara revela traição de aliados que não assumiram sua responsabilidade num momento decisivo para o governo e para o país”, criticou.
Depois de uma sessão que durou mais de 15 horas e só terminou por volta das 8h desta terça-feira, Beto disse que houve quebra do princípio da proporcionalidade da representação partidária na Câmara. “A maioria decidiu pelo vale-tudo e isso trará prejuízos às relações nesta Casa”, afirmou. Para ele, se a proporcionalidade não foi respeitada para a eleição da mesa diretora, é provável que não o seja para a distribuição dos espaços nas comissões.
Beto disse que é preciso avaliar a relação do governo com a Câmara e também a conduta dos aliados. “Do lado do governo, é preciso mudar o jeito, é preciso dialogar, não basta ser maioria. Do lado dos partidos, a ordem deve ser fidelidade e responsabilidade”, afirmou. Além do novo presidente da Casa, Severino Cavalcanti (PP), foram eleitos os ocupantes de seis funções da mesa diretora.