Vice-líder do governo defende o fim do nepotismo no país

Apr 14 2005
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 14/04/2005
Vice-líder do governo defende o fim do nepotismo no país

O vice-líder do governo na Câmara Beto Albuquerque (PSB) comemorou ontem (14/4) a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Casa da proposta de emenda à Constituição (PEC) que proíbe a nomeação de parentes de autoridades para cargos em comissão e funções de confiança nos três Poderes. “Essa é mais uma luta que fortalece a ética, a consciência política e a cidadania. E faz bem ao país, por isso, temos de apoiá-la, não só para os três Poderes, mas também para Estados e municípios”, afirmou o vice-líder do governo.


Beto Albuquerque acredita que a proposta pode ser levada a plenário até o meio do ano, se contar com o apoio da maioria dos parlamentares. Ele se orgulha do exemplo dado pelo PSB gaúcho que em 1995 teve aprovada uma emenda à Constituição estadual proibindo o nepotismo nos três Poderes no Rio Grande do Sul.

O socialista era deputado estadual à época. “O nepotismo é uma forma de corrupção que vem dos tempos da colonização do país, quando a elite já achava que todo cargo público era propriedade sua. Está mais que na hora de mudar essa realidade, porque o Brasil tem se transformado para melhor”, afirma.“Quero ver quem vai votar a favor dessa prática imoral no plenário.”

Os deputados da CCJ também aprovaram um requerimento para que seja solicitada ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, a constituição imediata da comissão especial que irá analisar o mérito da proposta e das outras cinco PECs que tramitam em conjunto. O passo seguinte é a indicação, pelos partidos, dos integrantes da comissão, que terá o prazo de 40 sessões para analisar as matérias.