Piratini em pesquisa

Dec 24 2009
(0) Comments
Jornal do Comércio – Porto Alegre, 24/12/2009
Coluna Adão Oliveira
O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), e o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), estão empatados na liderança, com 30% das intenções de voto ao governo do Estado.
O Datafolha ouviu 1.053 pessoas de 14 a 18 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Até aí, a amostragem não surpreende.
A surpresa ocorre na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde Fogaça atinge o seu melhor desempenho com 40%, contra 25% do oponente do PT.
A performance de Fogaça reflete a visibilidade do prefeito da Capital, que vem fazendo um bom governo. É instigante, no entanto, o fato de Tarso Genro aparecer com 15 pontos percentuais abaixo de Fogaça, logo num reduto dominado pelo PT.
s cidades localizadas na Região Metropolitana de Porto Alegre, na sua “esmagadora maioria”, são administradas por petistas: Jairo Jorge, em Canoas; Gilmar Rinaldi, em Esteio; Ary Vanazzi, em São Leopoldo; Vilmar Ballin, em Sapucaia do Sul; Tarcísio Zimmermann, em Novo Hamburgo; Antonio Rosa de Souza, em Nova Hartz; Alex Boscaini, em Viamão; Elivir Desian (Toco), em Estância Velha; Professor Miguel, em Dois Irmãos, e Nelson Spolaor, em Sapiranga.
Outro dado surpreendente se dá no Interior. Lá, Tarso Genro aparece com 33% das intenções de voto, contra 27% do prefeito Fogaça. Isso se deve à ação do ministério da Justiça na área da Segurança Pública. A mídia tem reservado bons espaços para o ministro.
A pesquisa aponta empate técnico na disputa da terceira posição entre o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), com 7%, e a governadora Yeda Crusius (PSDB), com 5%.
Nesse caso, a tendência é dona Yeda diminuir sua rejeição e melhorar seus índices, enquanto que o deputado Beto Alburquerque deve oscilar o seu percentual em torno de 10% de intenções de voto. Mas isso é só o começo. Muita coisa vai mudar!

} else {