PSB gaúcho reelege presidente Caleb de Oliveira e pede punição aos corruptos

Aug 01 2005
(0) Comments

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa, 01/08/2005
PSB gaúcho reelege presidente Caleb de Oliveira e pede punição aos corruptos

O Congresso Estadual do PSB/RS, comemorativo aos 20 anos de reorganização da sigla, reelegeu por aclamação Caleb de Oliveira para presidir o partido por mais dois anos. O deputado federal Beto Albuquerque também continuará na vice-presidência da sigla. Foi aprovada moção para que o partido busque alianças no Estado que possibilitem ao PSB ter candidatura própria ao governo do Rio Grande do Sul. Conforme Caleb de Oliveira a partir deste congresso o PSB já pode ser considerado como a grande surpresa do processo eleitoral do próximo ano, tal o enorme crescimento verificado no último período.

O encontro foi realizado neste final de semana no Auditório da Assembléia legislativa, em Porto Alegre e na sua abertura contou com a presença de dirigentes estaduais do PDT, PP, PPS, PT, PcdoB e PSC. Mais de mil socialistas debateram temas como a Reforma Estatutária, proposta pela Direção Nacional, e a Reforma Política.

No debate sobre conjuntura estadual e nacional, os socialistas foram unânimes em manifestar descontentamento com o governo Rigotto que se mostrou incapaz de promover políticas de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. “ O governo é totalmente inoperante, não existe nenhuma ação concreta desta administração que tenha melhorado a vida dos gaúchos. Muito pelo contrário, este governo só aumentou impostos”, afirmou o deputado Heitor Schuch.

Com relação ao plano nacional houve inúmeras manifestações de repúdio às denúncias de corrupção. Os socialistas afirmaram que é preciso apurar e punir todos os culpados. A CPMI deve buscar documentos e provas que sirvam para, além de cassar mandatos, punir judicialmente os responsáveis. “A impunidade é o motor da corrupção”, destacou o deputado Beto Albuquerque. Embora tenha defendido a governabilidade e a responsabilidade da ação política do PSB de “ não fugir do barco como ratos”, o deputado criticou a posição adotada pelo governo federal que, segundo ele, deve criar espaços de discussão e mudar seus interlocutores. “O PSB mais do que nunca deve tomar posição como partido responsável que é e continuar a ajudar o Brasil neste momento tão delicado de sua história”, ponderou Beto.

Congressos de Movimentos

O Movimento de Mulheres reelegeu Elisabete Barbosa como secretária Estadual, assim como o Movimento Popular reconduziu ao cargo de secretário os socialista Adriano Araújo. Já a Juventude Socilaista elegeu o pelotense Valdir Robe e o Movimento Sindical elegeu Carlos Breick como seu representante no Estado.

Daniela Miranda – Assessoria de Comunicação Social