Brasil e Japão planejam evento de negócios no Estado
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 25/08/2005
Brasil e Japão planejam evento de negócios no Estado
O vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB-RS) conversou durante mais de uma hora com o embaixador do Japão no Brasil, Takahiko Horimura, na manhã desta quinta-feira, em Brasília. Na visita de cortesia ao deputado, Horimura pediu a sua avaliação sobre a crise política brasileira e reiterou o interesse de seu país em incrementar investimentos no Brasil e, em especial, no Mercosul. Há, por exemplo, a previsão da Toyota de instalar uma unidade para fabricação de veículos leves e compactos.
O deputado, que esteve no Japão em maio, na comitiva do presidente Lula, da qual participou também o governador Germano Rigotto, propôs a realização de um evento de negócios com empresários japoneses e gaúchos, em março de 2006, em Porto Alegre. À tarde, Beto ligou para o secretário Luís Roberto Ponte para informar sobre o encontro, o que fará com o presidente da Fiergs, Paulo Gilberto Fernandes Tigre.
Na segunda quinzena de março, estarão presentes representantes do governo japonês, do Jbic, um dos maiores bancos de cooperação internacional, e de agências de fomento. Como resultado das negociações da última viagem de Lula ao Japão, o Jbic abrirá uma agência no Brasil.
A relação comercial entre os dois países anda bem, mas, segundo Horimura, pode melhorar. Atualmente, há 200 empresas japonesas no Brasil, 10 no Rio Grande do Sul, mas o número já chegou a 300. “Esta rodada de negócios será o segundo passo para o incremento dos negócios entre as duas nações”, afirma Beto.
O deputado reiterou o apoio à manifestação de interesse de Germano Rigotto pela montadora. Na viagem de Lula, os dois países firmaram parceria para investimentos da ordem de US$ 4 bilhões. A exportação de software, metanol e biodiesel interessa aos gaúchos – as duas últimas – pelas perspectivas criadas a partir do Protocolo de Kioto.