Semana de Doação de Medula quer alcançar 100 mil cadastrados
- Posted by: Ass. imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Jornal do Comércio – Porto Alegre, 15/12/2009
Interessados podem se cadastrar no banco de dados.
Foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (14) a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea. Até 21 deste mês, a Semana tem o objetivo de orientar a população sobre a importância da doação da medula óssea e os procedimentos necessários para integrar o cadastro de doadores.
Com o banco de dados disponível será possível convocar um doador compatível no momento em que um paciente doente necessitar. Atualmente existem 60 mil pessoas cadastradas como doadores no Rio Grande do Sul. Com a campanha, a meta é atingir 100 mil cadastros à doação de medula óssea.
A cerimônia de abertura teve participação do prefeito José Fogaça, que destacou a importância do engajamento dos porto-alegrenses na campanha nacional. “A questão é essencialmente social. Se cada indivíduo fizer a sua pequena parte, conseguiremos aumentar o universo de doadores compatíveis”, disse Fogaça.
A iniciativa é uma proposta do deputado federal Beto Albuquerque, que em fevereiro de 2009, perdeu o filho Pietro, de 19 anos, vítima de leucemia aguda. A Lei Pietro (11.930) estabeleca a a ação unificada da União, dos estados e municípios para estimular a população a dor, além de estruturar laboratórios e ampliar os locais para a realização de exames que identifiquem características dos doadores.
No País, existem 55 centros para transplantes com doadores aparentados e 14 para transplantes com doadores não-aparentados, entre eles, o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Cerca de 3 mil brasileiros esperam na fila pelo transplante de medula óssea. A chance de compatibilidade entre doador e receptor é de uma em 100 mil.
Quem pode doar
• Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde, pode doar medula óssea. Retirada do interior dos ossos da bacia por meio de punções, ela se recompõe em apenas 15 dias.
• Para doar, basta procurar os hemocentros nos estados ou hospitais que realizem o transplante.