Beto Albuquerque critica reitoria da UERGS
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de ImprensaAssessoria de Imprensa, 09/11/2005
Beto Albuquerque critica reitoria da UERGS
Um dos idealizadores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o deputado Beto Albuquerque (PSB) advertiu ontem (08/11) em discurso no Plenário da Câmara sobre o risco que a instituição está correndo no governo Rigotto. Para Beto, a atual reitoria da Uergs trabalha para impedir a sua consolidação. Estão sendo fechados oito cursos e várias cidades foram excluídas da área de atuação da Universidade. Como exemplo, citou a transferência do curso de Gestão de Saúde, em Porto Alegre, para um prédio abandonado do Hospital Psiquiátrico São Pedro. “As contas da universidade são mais importantes que o ensino e a pedagogia. Para economizar R$ 15 mil, a reitoria submete estudantes ao contato com pacientes psiquiátricos como se fosse uma medida adequada”, criticou.
Além de uma nova orientação de ensino, Beto defende a realização de eleições para reitor e concurso público. Passo Fundo, onde começou a luta há quase 20 anos, teve cancelado o vestibular da Uergs, desde o primeiro ano do atual governo. O curso de Engenharia de Alimentos está extinto. Na sua avaliação, é preciso sempre renovar o compromisso com a educação pública e de qualidade. “É o que fazemos no governo federal, por exemplo, com a criação da Universidade do Pampa, uma iniciativa que ampliará o acesso ao ensino público no Estado. É lamentável que em relação à Uergs a realidade seja diferente. E o ensino, mais uma vez, é tratado com visão economicista”, denunciou. Ao invés de crescer e ampliar sua presença na maior parte do Estado, a Uergs reduziu o número de vagas: 560 a menos em relação ao ano passado são ofertadas no vestibular deste ano.
Beto Albuquerque reafirmou que continuará lutando para que a Uergs não retroceda, não feche suas portas. “Depois de 16 anos de lutas, debates com a sociedade, no governo do ex-ministro e amigo Olívio Dutra, criamos a Universidade Estadual. Em defesa da UERGS vamos continuar mobilizados a fim de que ela cresça e atenda a juventude gaúcha com ensino de qualidade em todo o Rio Grande do Sul”.