Cefet-Pelotas expande sua atuação no Estado
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa, 23/11/2005
Cefet-Pelotas expande sua atuação no Estado
Diretores do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Pelotas irão na próxima semana a Passo Fundo para participar da primeira reunião de estudos para a implantação de uma unidade de ensino descentralizada naquele município.
A decisão foi tomada ontem (quarta-feira) em Brasília em reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco. Participaram do encontro o diretor-geral do Cefet-Pelotas, Antônio Carlos Barum Brod, o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Renato Louzada Meireles, o prefeito de Passo Fundo Airton Dipp e o vereador Luís Miguel (PDT).
O encontro foi articulado pelo vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB) que, desde o começo do ano, trabalha pela ampliação do ensino técnico no Rio Grande do Sul. “A expansão é uma prioridade definida pelo presidente Lula, que já terá resultados em 2006”, afirmou o deputado, que participou da reunião de trabalho.
Nesta quarta-feira, a bancada gaúcha aprovou emenda proposta pelo vice-líder que garante R$ 15 milhões para a expansão dos Cefets no Estado.
Na próxima semana, a comitiva do Cefet vai vistoriar locais que poderão sediar a futura unidade e definir com a prefeitura o protocolo de intenções e o formato do projeto a ser encaminhado ao MEC.
Conforme Brod, a segunda unidade avançada sob responsabilidade do Cefet marca a retomada da expansão da rede de escolas técnicas, agrotécnicas e unidades descentralizadas, o que estava proibido desde 1998, pela lei nº 9.649, do governo anterior. “Tem sido decisiva a participação de Beto Albuquerque que compreende a importância de investir na educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento de Passo Fundo e Região,”, afirma o prefeito Dipp.
Metas – O plano de expansão do governo federal prevê a criação de unidades em Estados que não têm escola técnica ou agrotécnica federal. O plano prevê a construção de três escolas técnicas federais (ETFs), quatro escolas agrotécnicas federais (EAFs) e 25 unidades descentralizadas vinculadas aos centros federais de educação tecnológica (Cefets). As unidades de ensino descentralizadas (Uneds) serão construídas no interior. Entre os municípios que devem receber as Uneds estão ainda Júlio de Castilhos e Charqueadas (RS), Picos (PI) e Campina Grande (PB).