Socialistas mobilizados no dia internacional da mulher
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Assessoria de imprensa
Assessoria de imprensa, 08/03/2006
Socialistas mobilizados no dia internacional da mulher
Milhares de mulheres marcharam sobre a Esplanada dos Ministérios nesta quarta-feira para marcar o Dia Internacional da Mulher e reivindicar direitos como a aposentadoria para as donas de casa. No início da tarde, um grupo de 40 donas de casa de todos os Estados entregaram ao presidente da República em exercício, José Alencar, um abaixo assinado com 1,8 milhão de assinaturas cobrando o direito à aposentadoria.
O vice-líder do governo, Beto Albuquerque (PSB), participou das atividades, acompanhado da vereadora Maristela Maffei, de Porto Alegre, Irani Medeiros, de Butiá, e uma caravana de mulheres de todo o Estado, que integram o comitê suprapartidário em defesa da regulamentação da aposentadoria. De acordo com Beto, é preciso regulamentar parágrafos do Artigo 201 da Constituição Federal que diz que os trabalhadores sem renda que atuam exclusivamente dentro de casa têm direito à aposentadoria.
Segundo Maristela Maffei, a situação das mulheres dedicadas às lides domésticas é uma das mais perversas enfrentadas no Brasil. “A mulher trabalha até três turnos e a maioria chega ao fim da vida sem desfrutar do benefício previdenciário”, afirma Maristela. Para Irani Medeiros, a emenda defendida pelo movimento nacional resgata uma dívida histórica com grande parcela da população que são as mulheres que desempenham atividades no lar.
Em Porto Alegre, as mulheres socialistas participaram da Marcha das Mulheres Por um Mundo sem Violência, com Terra, Trabalho, Educação, Saúde e Moradia. Este ano a caminhada esteve representada por cinco alas: branca (violência), lilás (terra), laranja (salário e renda), vermelho (trabalho) e verde (educação). Com a presença da secretária Estadual de Mulheres, Elisabete Barbosa, e militantes de diversos municípios, o PSB integrou a ala laranja, dialogando com a aposentadoria da dona de casa, uma das bandeiras defendida pelo PSB, através dos mandatos das vereadoras Maristela Maffei e Anabel Lorenzi.