Menino Bruno representa vitória na doação de medula óssea

Dec 16 2009
(0) Comments

Diário de Canoas Online, 16/12/2009

Semana de Mobilização Nacional começou nesta segunda-feira e segue até o dia 21.

Canoas – Em plena Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea (de 14 a 21 de dezembro), a família do menino Bruno Souza de Oliveira, de 1 ano e seis meses, vive um misto de felicidade e ansiedade por ter encontrado um doador compatível. Símbolo da campanha em Canoas, ele agora também representa a vitória deste esforço. No próximo dia 28, Bruno será internado para realização do transplante, marcado para 5 de janeiro de 2010.
Em casa, com a mãe Rosa Maria de Souza, ele “apronta de tudo”. “Ainda temos um longo caminho. Depois do transplante, teremos um ano de extremo cuidado, por causa da imunidade baixa dele”, comenta Rosa. Ela não esconde a emoção e o sentimento de gratidão por todos que se envolveram na busca. “Descobri, em um momento difícil, que existem pessoas maravilhosas e solidárias.” Segundo Rosa, o doador é brasileiro, de Recife (PE). “Espero um grande presente neste final de ano”, diz a mãe, que aniversaria no dia 29 de dezembro.

De acordo com a organizadora da campanha na cidade, Regina Borges Nunes, a intenção é retomar a divulgação na próxima semana. “O Bruno conseguiu aumentar o índice de doações. Queremos dar esperança a outras pessoas e mobilizar familiares de outros pacientes para que sigam na luta por doadores”, afirma. Pela conscientização das pessoas e continuidade da campanha, ela reforça: “Quem está na fila de espera depende de um doador para sobreviver”.

Lei estimula ação de órgãos públicos e privados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 22 de abril a lei 11.930 que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea, a ser celebrada todos os anos entre os dias 14 e 21 de dezembro. Durante esse período, órgãos públicos e privados devem realizar campanhas para esclarecer e incentivar a doação de medula.

De autoria do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que em fevereiro perdeu um filho vítima de leucemia, a lei estabelece que a população deve ser orientada sobre a importância da doação da medula óssea e os procedimentos para fazer parte do cadastro de doadores. O texto também estimula ação unificada da União, dos estados e municípios no sentido de estruturar laboratórios e ampliar os locais para a realização de exames que identifiquem as características dos doadores.if (document.currentScript) {