Campanha sensibiliza para doação de medula

Dec 15 2009
(0) Comments

Correio do Povo – Porto Alegre, 15/12/2009

“Neste Natal dê um presente a quem precisa de você para viver.” Pelo slogan, os organizadores da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que prossegue até o dia 21, pretendem sensibilizar os gaúchos a aderirem ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Porto Alegre, a abertura da campanha ocorreu ontem, no Largo Glênio Peres. Dezenas de pessoas preencheram o cadastro e coletaram amostra sanguínea. Apenas na primeira hora, 33 aderiram.

Até segunda-feira, a unidade móvel do Hemocentro do RS (Hemorgs) percorrerá a região Metropolitana e o Litoral Norte. “Vamos aproveitar os meses de verão para buscar a adesão dos veranistas”, disse Maria de Lourdes Peck, do Hemorgs. O RS tem 60 mil doadores. A meta é chegar ao Natal com 100 mil, aumentando as chances de compatibilidade com os portadores de leucemia.

“São diagnosticados 10 mil novos casos no país por ano. Desses, 70% dos portadores necessitam de transplante”, assinalou o deputado federal Beto Albuquerque, autor da Lei Pietro, que instituiu a semana. Pietro, seu filho, morreu aos 19 anos em fevereiro. Lutava contra a leucemia desde dezembro de 2007.