Beto alerta para o número de jovens mortos no trânsito
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[20/4/2007]
O deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Segura, fez um alerta esta semana para a morte de jovens no trânsito. Recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que os acidentes automobilísticos são a principal causa da morte, em todo o mundo, de crianças e jovens entre 10 e 24 anos, acrescentando que o maior número de vítimas concentra-se em países em desenvolvimento, com más condições de segurança nas estradas.
Quase 400 mil jovens de menos de 25 anos morrem em acidentes por ano. Milhões são feridos ou tornam-se deficientes. “Para reverter estes números, é fundamental para os adolescentes exercer uma interlocução com pessoas de diferentes faixas etárias dentro da família e da escola sobre as implicações da violência no trânsito. Essas reflexões podem levá-los a novas consciências sobre o trânsito, mais solidárias e voltadas à vida”, defende Beto, que á autor da lei que pune com mais rigor o motorista que dirige embriagado.
De acordo com o relatório da OMS, mortes de infecção respiratória, HIV/AIDS e diarréia ocorrem em número muito maior entre crianças de até 10 anos, mas a partir desse ponto, acidentes dão um salto. Para crianças de 10 a 14 anos, o trânsito é a segunda maior causa de morte, atrás de pneumonia e outras infecções respiratórias. Mas dos 15 aos 19 os acidentes são a primeira causa de óbito, causando mais de 90 mil adolescentes a cada ano.