Plano do governo federal propõe troca de dívida por vagas gratuitas

Apr 24 2007
(0) Comments
[24/04/2007]

A proposta do vice-líder do governo Beto Albuquerque (PSB/RS) de transformar a dívida de instituições de ensino privado em bolsas de estudos está prevista no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Segundo Albuquerque, que participou no final da manhã do lançamento do PDE no Palácio do Planalto, inicialmente a medida é destinada às instituições de ensino superior. “O próximo passo será trabalhar para fazer o mesmo no ensino fundamental e médio. Aí teremos um verdadeiro choque de inclusão ao sistema de ensino", afirmou o parlamentar. Beto calcula que a dívida total dessas instituições, de todo o país, pode representar cerca de 360 mil vagas. Segundo ele, de outra forma, o governo terá muita dificuldade de recuperar esses débitos.

A Universidade de Cruz Alta (Unicruz), que tem um endividamento de R$ 20 milhões será uma das instituições beneficiadas no Estado. No final da tarde de ontem (23) o vice-líder se reuniu com o pró-reitor Administrativo da Unicruz, José Ricardo Santos, e a pró-reitora de Ensino, Elisabeth Dorneles, para tratar da dívida da universidade. A previsão é de que a Unicruz ofereça 590 bolsas de estudos integrais com o abatimento da dívida.
 
A universidade é uma instituição filantrópica de caráter comunitário, que oferece 25 cursos de graduação. Localizada no noroeste do Estado, com sede em Cruz Alta, a universidade atende as regiões do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, além de municípios das regiões da Produção e Central, totalizando em torno de 4,6 mil alunos, da pré-escola à pós-graduação.
  
Conheça a íntegra do PDE no Portal do MEC
http://portal.mec.gov.br/pde/