Mortes no trânsito aumentam 9% em três anos no país
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
Os acidentes de trânsito são hoje uma das principais causas de morte no país. Segundo dados da pesquisa de mortalidade por acidentes de transporte terrestre, divulgada hoje (25) na Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das principais causas de morte no país entre pessoas com menos de 59 anos de idade são os acidentes de trânsito, que aumentaram nos últimos três anos 9%. Em 2002, 32.753 pessoas morreram em acidentes de trânsito, e em 2005 os óbitos chegaram a 35.753.. Desse total, 81,5% são do sexo masculino e 18,5% do sexo feminino. De acordo com o levantamento, metade das vítimas fatais são jovens.
Segundo o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), para os jovens entrevistados, os acidentes de trânsito podem ser causados pela alta velocidade, decorrente do uso de bebidas alcoólicas, drogas e a busca de emoção da faixa etária de 16 a 25 anos de idade. Quase 400 mil jovens de menos de 25 anos morrem em acidentes por ano. Milhões são feridos ou tornam-se deficientes. “Para reverter estes números, é fundamental para os adolescentes exercer uma interlocução com pessoas de diferentes faixas etárias dentro da família e da escola sobre as implicações da violência no trânsito. Essas reflexões podem levá-los a novas consciências sobre o trânsito, mais solidárias e voltadas à vida”, defende Beto, que á autor da lei que pune com mais rigor o motorista que dirige embriagado.
A Primeira Semana Mundial das Nações Unidas de Segurança no Trânsito vai até domingo com uma campanha com o desafio de promover a paz no trânsito e lutar pela não banalização de vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS), promotora do evento, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), quer chamar atenção para o fato de que a grande maioria dos acidentes de trânsito podem ser evitados.
Para conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que as mortes podem ser reduzidas, o Ministério da Saúde vai distribuir em todo o país folhetos com o tema "A vida no trânsito: Sua atitude faz a diferença".