Presidente Lula abre Semana Nacional do Trânsito

Sep 20 2007
(0) Comments

[20/09/2007]

Uma solenidade no Palácio do Planalto marcou nesta quarta-feira (19/9), no começo da noite, o início da Semana Nacional do Trânsito. O presidente Lula assinou um decreto para a instalação de um comitê nacional formado por representantes de quatro ministérios – Saúde, Justiça, Educação e Cidades – para discutir políticas relacionadas ao trânsito.

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, da Câmara dos Deputados, abriu o ato com o lançamento de uma campanha nacional para difundir os Dez Mandamentos do Trânsito Seguro. Até o final do ano, serão distribuídas 10 milhões de cartilhas com as orientações criadas pelo Vaticano. “A cada dia, 100 pessoas morrem no trânsito no país. A cada ano, são 35 mil mortos. Combater essa guerra é um desafio para governo, legislativo e sociedade. Não podemos aceitá-la como algo natural”, afirmou Albuquerque.

No final, o deputado fez um apelo ao presidente Lula para que garanta a transferência de parte do R$ 1,1 bilhão arrecadados desde 1998 com multas de trânsito para o orçamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Os recursos são necessários para a realização de campanhas de educação e melhorias em infra-estrutura. Participaram da cerimônia o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Luiz Soares Vieira, e os ministros Tarso Genro (Justiça), José Gomes Temporão (Saúde), Mário Fortes (Cidades) e Fernando Haddad (Educação).