Licença prévia para aumentar canal do Porto de Rio Grande sai em junho

May 14 2008
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[14/05/2008]

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve conceder até o final de junho a licença prévia para permitir a dragagem do canal de acesso ao Porto de Rio Grande. A informação é do vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS), que esteve hoje (14/5) com o diretor de Licenciamento do instituto, Roberto Messias, em Brasília. Com orçamento de R$ 140 milhões, da Secretaria Especial de Portos, a dragagem está prevista no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo Messias, técnicos do Ibama estiveram no porto nesta quarta-feira para fazer a última vistoria. A licença prévia possibilitará a realização do processo de licitação. “O cumprimento desse prazo é muito importante para possibilitar o começo do trabalho no segundo semestre”, afirma o deputado.

Além do aumento do calado, a Secretaria Especial de Portos realiza um investimento de R$ 460 milhões na ampliação dos molhes da Barra. O Porto de Rio Grande é o segundo mais importante do país e, devido aos novos empreendimentos públicos e privados na região sul, necessita do incremento de sua infra-estrutura. Segundo o ex-secretário estadual dos Transportes (1999-2002), os investimentos são fundamentais para permitir o aumento da movimentação de cargas. “Este porto será em pouco tempo o principal do Cone Sul.”, prevê.
A ampliação dos molhes e o aprofundamento do canal de acesso tornarão Rio Grande o porto de águas mais profundas entre São Sebastião, no litoral de São Paulo e Bahia Blanca, no sul da Argentina. Com isso, será possível atrair cargas da Bacia do Prata, como grãos da Argentina, Paraguai e Bolívia, minérios de Mato Grosso do Sul e da Bolívia, madeiras do Uruguai e contêineres de vários países. Apenas a região do Prata concentra uma movimentação de 40 milhões de toneladas/ano de granéis agrícolas.