Socialistas discutem estratégia para eleição deste ano

Jun 07 2008
(0) Comments

[07/06/2008]

O XI Congresso Nacional do PSB terminou ao final desta tarde, em Brasília, com a reeleição do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para a presidência, do ex-ministro de C&T, Roberto Amaral, e do deputado federal Beto Albuquerque para as duas vice-presidências. Foram eleitos também membros do Diretório Nacional, dos conselhos de Ética e Fiscal, e dos representantes do partido junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Reunidos desde ontem no auditório Teotônio Vilela, no Senado Federal, os socialistas discutiram os programas de governo para os municípios e a estratégica eleitoral para as eleições deste ano.
 
Em seu pronunciamento, na noite de sexta-feira, o vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque, recordou o papel histórico cumprido pelo PSB em defesa da democracia e da unidade da esquerda brasileira. “Hoje, a nossa luta contra as desigualdades sociais continua. No governo Lula, temos tirado milhões de brasileiros da miséria e da pobreza. Ampliamos o acesso à educação, investimos mais na agricultura familiar e colocamos a ciência e a tecnologia a serviço do desenvolvimento”, afirmou.
 
Beto disse que se observarmos os índices econômicos e sociais, “todos superam os números de governos anteriores, o que revela que o país vive um momento histórico especial”, afirmou.
 
Para o deputado, para o PSB, este não é o ponto final, mas o ponto de partida na preparação para governar o Brasil. “A experiência em gestões estaduais e municipais e o compromisso com a luta do povo nos credenciam a alçar vôos mais altos”, disse. Ele afirmou que o que move o PSB é a busca da igualdade de oportunidades. “Se dermos educação ao povo, ele estuda, se dermos trabalho, ele produz, se tiver acesso à universidade, ele se qualifica, faz pesquisa e ciência. O problema é que por muito tempo isso foi privilégio de poucos. Mas essa realidade está mudando. O PSB luta para avançar mais, para criar sempre mais oportunidades ao povo”, concluiu.
 
Em paralelo ao Congresso Nacional, aconteceram os congressos dos segmentos sociais da legenda. Durante a sexta-feira, houve o encontro das Mulheres, o Sindical, o de Juventude e o de Raças e Etnias, além de uma plenária com representantes do Movimento Popular.