Ambev anuncia oficialmente instalação de nova fábrica em Passo Fundo

Jun 23 2008
(0) Comments

[23/06/2008]

A Ambev vai fazer o maior investimento dos últimos 30 anos de Passo Fundo. Depois de seis meses de negociação, a empresa anunciou nesta segunda-feira (23), em solenidade no Palácio Piratini, o investimento de R$ 213 milhões da companhia no Rio Grande do Sul para a construção de uma nova maltaria em Passo Fundo. A fábrica será a maior do Brasil e uma das maiores da América Latina. Segundo o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), presente na solenidade, a unidade começará a ser construída ainda neste ano e deve iniciar a operação no segundo semestre de 2009. Com produção inicial de 110 mil toneladas de malte, a nova planta atenderá a demanda das unidades fabris da AmBev no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com a nova unidade, a AmBev estima uma geração de 400 postos de trabalho diretos e indiretos. O aumento da demanda pela cevada local também permitirá uma geração de empregos voltados ao plantio, armazenagem e frete da matéria-prima.

Segundo Beto, a escolha de Passo Fundo corresponde a um conjunto de condições privilegiadas que favorece o empreendimento, como infra-estrutura logística, acesso direto a ferrovia, rodovia e transporte aéreo, e até a experiência da Embrapa com pesquisa sobre cevada, a matéria-prima principal utilizada na produção. “Além desses recursos, foi decisiva a política de desenvolvimento executada no âmbito municipal, com foco na atração de novos investimentos para a cidade”, disse.

Disputaram a unidade, nas diversas etapas de negociação, a Argentina, São Paulo e, finalmente, algumas cidades gaúchas. Para o ex-secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo, Claudemir Bragagnolo, a maltaria vai gerar empregos e renda no campo e na cidade, com impacto em toda cadeia produtiva. “Esse é mais um resultado concreto da política afirmativa que desenvolvemos nos últimos, e que muda o cenário industrial de Passo Fundo”, afirma. A nova unidade da Ambev ocupará uma área de cerca de 30 hectares.

A AmBev é a maior indústria privada de bens de consumo do Brasil e a maior cervejaria da América Latina. A Companhia foi criada em 1º de julho de 1999, com a associação das cervejarias Brahma e Antarctica. Líder no mercado brasileiro de cervejas, a AmBev está presente em 14 países, é referência mundial em gestão, crescimento e rentabilidade. Com a aliança global firmada com a InBev, em 3 de março de 2004, a Companhia passou a ter operações na América do Norte com a incorporação da Labatt canandense, tornando-se a Cervejaria das Américas.