Comissão Geral da Câmara debate “trânsito” no próximo dia 23

Sep 12 2008
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[12/09/2008]

Por solicitação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, convocou para o dia 23 de setembro (terça-feira), a realização de uma Comissão Geral para debater o tema “Trânsito”. O debate terá início às 9 horas no plenário da Câmara dos Deputados.

Para o deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS), presidente da Frente (www.frentetransitoseguro.com.br), o principal objetivo da Comissão Geral, é a defesa da Lei 11.705, que instituiu a tolerância  zero ao consumo de álcool no trânsito. Após três meses de vigência, a nova lei tem poupado vidas e mudado o comportamento dos motoristas brasileiros.  

Segundo Albuquerque, este é o momento de unificar procedimentos de fiscalização da lei. "É preciso que os órgãos executivos de trânsito fixem metas de fiscalização, a exemplo das campanhas de vacinação. Quanto mais motoristas fizerem o teste do bafômetro, mais vidas serão salvas. As pessoas não devem ver a lei unicamente como uma repressão, mas como algo que lhes ajuda e protege", conclui Beto Albuquerque.

Motivos pelos quais os deputados da Frente do Trânsito Seguro propuseram a lei do zero álcool no trânsito (Lei nº 11.705/2008):

  • Mais de 35 mil morrem e mais de 500 mil pessoas se ferem no trânsito do País, números que têm aumentado nos últimos anos, com os alcoolizados representando uma parcela significativa entre os envolvidos.
  • Os acidentes provocam um impacto econômico negativo ao país, de perdas e gastos associados, de cerca de 30 bilhões de reais por ano.
  • O  limite zero  foi proposto  porque não existe dose segura de ingestão de bebida alcoólica que seja válida para todos os condutores. 
  • As campanhas educativas podem ser diretas e objetivas, facilitando a compreensão de todos os condutores: "se beber, não dirija!" 
  • A lei permite uma fiscalização efetiva de condutores alcoolizados, fator fundamental para mudança de atitude e costumes.
  • Já foi demonstrado o aumento exponencial do risco de fatalidades no trânsito com o aumento da concentração de álcool no sangue do condutor.