Pesquisa fortalece rádio brasileiro, afirma Beto Albuquerque

Sep 25 2008
(0) Comments

[25/09/2008]

Os dados da pesquisa Perfil sócio-econômico do setor de rádio, lançada na última terça-feira, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), servirão para fortalecer a atuação das emissoras brasileiras. Esta é a opinião do deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), que coordena a Frente Parlamentar da Mídia Regional no Estado. Para ele, o estudo mostrou a importância econômica, social e cultural do setor, "que é um poderoso meio publicitário, promotor da cultura nacional e ainda gerador de empregos". "É o meio mais acessível à população que precisa de informação e entretenimento de forma gratuita e instantânea", destaca, ao lembrar que nesta quinta-feira se comemora o Dia do Rádio. 
 
Sobre a pesquisa, Beto Albuquerque ressalta que, do total das receitas, 89,2% são obtidos com a venda de publicidade. Os principais anunciantes, conforme o estudo, são o comércio varejista, com 45%, telecomunicações, 8,2%, e perfumaria e farmácia, 7%. As três esferas de governo somam 17,8%.
 
Segundo ele, desde a primeira gestão do presidente Lula, o investimento público em publicidade tem sido desconcentrado. "É um trabalho de regionalização, que tem a nossa participação, com o objetivo de ampliar o acesso a mais veículos de comunicação, em especial, de pequeno e médio porte", afirma Beto.