Deputado Beto e prefeito Branco reúnem-se com ministro das Cidades

Feb 18 2009
(0) Comments

[17/2/2009]

O ministro das Cidades, Márcio Fortes, afirmou na tarde desta terça-feira (17) ao deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e ao prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, que habitação é setor considerado prioridade para o governo federal e orientou o prefeito para que apresente projetos para que recursos sejam garantidos. "Atendemos a quem tem projetos concretos para obras que comecem e sejam concluídas", afirmou o ministro.  A sugestão de Fortes partiu da informação a ele levada pelo deputado e pelo prefeito de que problemas decorrentes do rápido desenvolvimento do município têm gerado um crescimento significativo na demanda de habitações populares, tornando esta uma das principais preocupações da administração municipal. Branco detalhou ao ministro que a crescente migração, decorrente principalmente da instalação do pólo naval, tem ocasionado uma saturação das principais áreas da administração pública de Rio Grande. "Nossa preocupação é manter a qualidade de vida da população", disse o prefeito.

Com uma população de cerca de 200 mil habitantes, Rio Grande tem 200 unidades construídas em cada um dos três Programas de Arrendamento Residencial (PAR) lá implantados. "Ainda temos demanda para outros cinco programas, inclusive com área disponível", disse Branco, informando que também há saturação em outras áreas. "Nos últimos três anos a rede escolar do município aumentou de 19 mil para 22 mil alunos, aumentou em 60% o número de veículos e ainda sofremos com a crescente insegurança da população", detalhou.

Albuquerque destacou ao ministro que com certeza há muitas outras cidades gaúchas necessitando soluções em razão do rápido desenvolvimento, mas afirmou que Rio Grande precisa solucionar com urgência este dilema. "Olhe para o nosso Rio Grande, ministro", solicitou o deputado.