Avanço tecnológico da silvicultura é meta de Albuquerque

Mar 09 2009
(0) Comments

[09/3/2009]

Articulador no Ministério da Ciência e Tecnologia do projeto que propõe o fortalecimento do setor de silvicultura de pequenos produtores, a partir do desenvolvimento tecnológico do setor, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) detalhou a proposta, na última sexta-feira (6), a lideranças de Lajeado e da região do Vale do Taquari. Na reunião, o parlamentar destacou o importante papel da Univates como propositora de ações com visão tecnológica e desenvolvimento regional e estadual. “A Univates não está centrada em repetir apenas o processo de graduar pessoas, e isso é muito importante. Podemos potencializar nossas ações e ser muito melhores com este tipo de articulação. Esse é o jeito de fazer o Rio Grande do Sul sair dessa postura estéril e construir um futuro diferente”, afirmou Albuquerque.

Com a implantação do projeto, serão beneficiados especialmente pequenos produtores rurais que se dedicam ao cultivo de espécies florestais madeiráveis e erva-mate, floricultores e entidades sociais do município de Lajeado e, de forma indireta, de toda a região do Vale do Taquari e de outros municípios gaúchos. O objetivo é desenvolver técnicas de clonagem de espécies vegetais de interesse de silvicultores, produtores de erva-mate e floricultores, além da capacitação quanto ao sistema de cultivo e produção e disseminar a prática correta no cultivo racional de espécies exóticas e nativas. O custo total do projeto é de R$ 550 mil, sendo R$ 500 mil provenientes do Ministério da Ciência e Tecnologia e o restante de contrapartida da Prefeitura de Lajeado.

Também participaram ainda da reunião o deputado estadual Miki Breier, o presidente da Associação Gaúcha de Empresas Florestais, Roque Justen, o prefeito de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch, que representou a Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o secretário de Indústria e Comércio de Lajeado, Carlos Alberto Martini, o reitor da Univates, Ney Lazzari, o presidente da Fuvates, Roque Bersch, representantes de entidades regionais e dos municípios com aplicação direta imediata das tecnologias a serem desenvolvidas.