Albuquerque apóia manifestação pela renegociação do Fies

Mar 10 2009
(0) Comments

[10/03/2009]

Vice-líder do governo Lula, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) apóia a mobilização que pede a aplicação ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES) do mesmo critério utilizado para a liquidação da dívida do Programa de Crédito Educativo (Creduc) há quatro anos. A dívida do FIES chega hoje a R$ 5 bilhões e tem deixado milhares profissionais recém-formados endividados sem condições de quitar os débitos.Na manhã desta terça-feira (10), um grupo integrado por estudantes e ex-universitários vestindo camisetas brancas promoveu uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, apoiada por senadores e deputados que defendem a reivindicação. Pedindo “financiamento, igualdade e soberania”, o grupo reivindicava os mesmos benefícios concedidos ao Creduc.

Albuquerque está propondo a criação de um grupo de trabalho, integrado pela Caixa Econômica Federal, pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Fazenda, além de representantes dos beneficiados pelo Fies, para agilizar o andamento da proposta. “O mercado de trabalho não consegue absorver todos os jovens recém-formados logo no primeiro ano que, por isso, não conseguem pagar a dívida. É hora de o governo pensar em uma revisão pactual destes débitos a exemplo do que fizemos com o crédito educativo”, sugere o parlamentar.

Presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Luiz Noé (PSB) é um dos líderes do movimento nacional como representante do Rio Grande do Sul. Para o vereador, o apoio dos deputados federais e dos senadores nesta primeira manifestação em Brasília foi fundamental para que a população e o governo federal tomem conhecimento do problema, que hoje afeta cerca de 460 mil pessoas em todo o País.