Redução de custo do diesel ajudaria setores estratégicos do País

Mar 13 2009
(0) Comments

[12/03/2009]

Em audiência com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o vice-líder Governo Lula, deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), pediu na manhã desta quinta-feira (12) a redução de 20% no preço do óleo diesel. Acompanhado do deputado estadual Heitor Schuch (PSB), presidente da Comissão de Economia da Assembléia Legislativa gaúcha, Albuquerque justificou que a medida ajudaria especialmente setores estratégicos, como a agricultura e o transporte de cargas, e lembrou que nos últimos meses a queda no valor internacional do barril de petróleo passou de 70%. “O custo do diesel hoje praticado é irreal”, avaliou Albuquerque.

Uma redução no valor do diesel, na avaliação dos parlamentares do PSB, teria influência direta sobre o custo da produção da lavoura, representando uma economia considerável para o setor.

Na mesma audiência, os deputados gaúchos ainda trataram a respeito da energia eólica. Para Albuquerque, se faz necessária a realização de um novo leilão para o setor, cujos editais deveriam ser publicados ainda este ano.

Fontes alternativas

O Brasil já conta com um programa criado para expansão deste tipo de geração no País, é o Proinfa – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica. No final de 2007, o País possuía uma capacidade de produção de 247 megawatts, dos quais 208 megawatts foram instalados em 2006.

O primeiro projeto de energia eólica foi implantado em Pernambuco, na ilha de Fernando de Noronha. Desde 2000 foram instaladas as usinas de Mucuripe (Fortaleza-CE), Prainha (CE), sendo que as maiores são o Parque Eólico de Osório (RS), que produz 150 megawatts, e a de Rio do Fogo (RN).