Beto está na lista dos cabeças do Congresso Nacional

Sep 04 2009
(0) Comments

[04/09/2009]

Vice-líder do governo federal na Câmara dos Deputados, coordenador da bancada gaúcha e membro do Parlamento do Mercosul (Parlasul), o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) mais uma vez está na lista dos “Cabeças do Congresso”, definida pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Há sete anos o parlamentar gaúcho tem sido destacado pelo Diap. Entre os “cabeças” de 2009, o Diap ainda identificou os parlamentares que são referência em temas específicos, o que deu a Beto um segundo título, o de destaque na área de infraestrutura.
Integram a lista os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo destaca-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. Este protagonismo pode ser pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Para a classificação e definição dos nomes que lideram o processo legislativo, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, como o vínculo formal ou o posto hierárquico ocupado na estrutura de uma organização, a percepção e juízo que outras pessoas têm ou fazem sobre determinado ator político e a capacidade de liderar e influenciar escolhas.

Com base nos critérios, a equipe do Diap fez entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos, e promoveu, em relação a cada parlamentar, exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, freqüência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, forças ou grupos políticos de que faça parte, além do exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar.

 

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);