Prefeitos pedem apoio da bancada para rota turística da Zona Sul
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[13/10/2009]
Temas fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul foram debatidos na tarde desta terça-feira (13), em Brasília, pela bancada gaúcha, coordenada pelo deputado Beto Albuquerque (PSB). Prefeitos das mais diferentes regiões do Estado pediram o apoio dos 31 deputados federais e três senadores para deslanchar projetos caros para suas regiões, como o que busca criar uma rota turística na Zona Sul, explorando belezas naturais e transformando-as em fonte de arrecadação para os municípios.
Representando 23 administradores da região sul, o prefeito de São Lourenço do Sul, José Nunes de Almeida, fez uma apresentação detalhada aos parlamentares sobre as possibilidades de investimentos no setor turístico da região e explicaram como funciona o consórcio criado para essa finalidade. A idéia dos prefeitos é que uma emenda ao Orçamento da União para o próximo ano na área de infraestrutura turística regional no valor de R$ 10 milhões seja apresentada pela bancada gaúcha para implementar o projeto. A proposta foi recebia e será analisada pelos deputados e senadores.
Vice-presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (PT) se disse apoiador da idéia de consórcio. “Deixo aqui minha total parceria ao projeto”, afirmou Maia.
A ideia proposta pelos administradores públicos é melhorar as rotas turísticas da Costa Doce do Estado, por eles destacada como uma das principais áreas do país em termos de belezas naturais.
Consórcio
O Consórcio Intermunicipal da Região Sul é o melhor caminho na visão dos prefeitos para implementar projetos turísticos e de saneamento ambiental (Plano Diretor da Laguna dos Patos), asfaltamento de acessos aos municípios, sinalização turística externa e interna nas cidades, dragagens, construção de marinas para desenvolvimento de turismo náutico e construção de um aeroporto regional.