Integração dos sistemas energéticos do Mercosul é urgente, diz Beto
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[14/10/2009]
A hora de integrar os países do Mercosul no que diz respeito aos sistemas energéticos é agora. A afirmação foi feita no Rio de Janeiro pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS). O parlamentar, que é presidente da Comissão de Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul (Parlasul), participa até sexta-feira do Seminário Internacional Interconexões e Negócios de Geração e Transmissão, aberto nesta tarde e que prossegue até esta sexta-feira (16).
A defesa de Albuquerque feita na abertura do seminário foi reforçada logo em seguida no pronunciamento feito pelo presidente do Parlasul, o uruguaio Juan Domingues. “Estamos defendendo a integração energética sul-americana”, afirmou o presidente.
A interconexão dos sistemas energéticos da América Latina tem avançado em diversas frentes, a despeito de algumas dificuldades, e pode ser um fator essencial para a garantia de segurança de fornecimento de energia e a avançar também na modicidade tarifária, em benefício dos países da região. Os caminhos para o melhor aproveitamento da energia do continente é o foco dos debates dos quais participarão alguns dos mais importantes especialistas no assunto durante o evento.
Organizado pelo Bracier (Comitê Nacional Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional – CIER) e com apoio da Eletrobrás e da ISA/Cteep, o encontro tem a presença de autoridades governamentais, agentes reguladores, empresas públicas e privadas do setor, e investidores, que analisarão alternativas para a expansão e fortalecimento das interconexões energéticas no continente.
Estudos da CIER apontam para uma economia anual da ordem de US$ 1 bilhão no preço das tarifas caso se realize uma gestão integrada e eficiente dos sistemas energéticos latino-americanos.
} else {