Lideranças discutem 3ª via ao Piratini

Dec 29 2009
(0) Comments

A Platéia – Sant’ana do Livramento, 29/12/2009

Socialistas de Sant’Ana do Livramento estiveram recentemente participando da Reunião Ampliada do Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro – PSB. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Porto Alegre e contou com a presença maciça dos socialistas detentores de mandatos eletivos em todo estado do Rio Grande do Sul. Além dos principais quadros do PSB no Estado, como o deputado federal Beto Albuquerque e os estaduais Miki Breier e Heitor Schuch, estiveram presentes lideranças de diversos outros partidos que também estão interessados em construir uma terceira via para o Estado nas próximas eleições de 2010.
Participaram do encontro a deputada federal Manuela D’Ávila, do PC do B; os deputados estaduais Paulo Odone, do PPS; Luis Augusto Lara, do PTB e, ainda, o atual Presidente do PP/RS, Pedro Bertolucci e o ex-presidente progressista Celso Bernardi. Todos os representantes dos partidos presentes foram unânimes em criticar o atual modelo político e de gestão “que há mais de uma década vêm estagnando social e economicamente o Rio Grande do Sul e travando o desenvolvimento”. Diante deste quadro, PSB, PCdoB, PP, PPS e PTB consensuaram a necessidade de apresentar um novo nome para concorrer ao Palácio Piratini em 2010, com capacidade de realmente representar um projeto viável e inovador para o Estado. O PSB de Sant’Ana do Livramento esteve representado no Encontro pelo atual vice-presidente municipal da sigla, o professor e prefeito Wainer Machado, além dos vereadores Ivan Garcia, Batista Conceição (licenciado), e Nelmo Oliveira, Líder da Bancada socialista na Câmara Municipal. Mari Machado, Secretária Especial do PSB, representou a Executiva Nacional do Partido na atividade.

Após a realização do Encontro, o vereador Nelmo Oliveira avaliou as discussões e encaminhamentos: “Sentimos uma grande disposição dos demais partidos presentes em compor uma grande aliança para disputar o governo do Estado em 2010. Nesse cenário, Beto Albuquerque se apresenta como o principal nome para disputar o Piratini, dependendo, é claro, da composição de uma chapa bem articulada, forte e com possibilidades reais de eleição”. Questionado sobre a viabilidade de uma terceira via ganhar as eleições, Oliveira concluiu: “Apenas com a união destes partidos que hoje se fizeram presentes ao nosso encontro, PSB, PCdoB, PP, PPS e PTB, não tenho dúvidas de que já teríamos a possibilidade real e clara de apresentar uma grande e viável proposta para o Estado. Além disso, não podemos esquecer que Rigotto e Yeda nunca foram favoritos, mas mesmo assim se elegeram. Tenho certeza que se o nome escolhido fosse o de Beto Albuquerque, e se contássemos com os apoios destes partidos que hoje se fizeram presentes, teríamos reais chances de ir para um segundo turno, e depois, com nosso poder de diálogo e composição, até de ganhar as eleições”.} else {