Começa em Passo Fundo a 13ª Jornada Nacional da Literatura

Oct 27 2009
(0) Comments

[27/10/2009]

Ministro Fernando Haddad e deputado Beto Albuquerque prestigiam a abertura do maior evento literário do país

O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), autor do projeto de Lei que transformou Passo Fundo na Capital Nacional da Literatura, e o ministro da educação, Fernando Haddad, participaram nesta segunda-feira (26), em Passo Fundo, da abertura da 13ª Jornada Nacional de Literatura. Beto e Haddad acompanharam a inauguração das exposições que fazem parte da programação paralela do evento. Durante a visita ao município, o ministro descerrou uma placa comemorando sua participação no evento. Esta é a segunda vez que a jornada, que está em sua 13ª edição, é prestigiada com a presença de um ministro da educação. Hadda recebeu o convite da comissão organizadora e ainda teve o incentivo do deputado Beto Albuquerque que há muitos anos é um dos apoiadores do evento. “Vim a convite do deputado Beto Albuquerque, e ele me prometeu que participaria do espetáculo do Tholl, mas não cumpriu com a palavra”, brincou o ministro.

Parceiro fiel do evento, Beto Albuquerque destacou a importância da Jornada. “A Jornada possibilita algo que poucos outros eventos conseguem fazer, que é o contato dos leitores com os autores das obras que eles ficam durante meses lendo. Este ato faz com que haja uma interação e não apenas o ato de vir a comprar um livro. Por isso, que todo o nosso esforço de buscar recursos e verbas que possibilitem a realização da jornada vale a pena. A vinda do Ministro da Educação, Fernando Haddad, nos mostra a repercussão positiva da realização deste evento. Pedi a ele que no próximo ano a Jornada seja incluída no Calendário de Orçamento do Ministério da Educação visto a grandiosidade e a proporção que esta atividade ganhou”.

Segundo Beto, desde 1981 o evento é coordenado com competência pela professora da UPF, Tânia Rösing e chega aos 28 anos de idade com total reconhecimento nacional e internacional do mundo literário. Passou a ser considerada um movimento permanente, realizada anualmente com apoio dos governos federal, estadual e municipal. “A Tania é um trator quatro por quatro animado por entusiasmos e convicção. A UPF e a Prefeitura tem seus nomes gravados na história graças a essa pessoa. Passo Fundo é a melhor cidade em literatura do país”, afirma.

Beto Albuquerque libera R$ 300 mil para Jornada – Na última sexta-feira, Beto reafirmou seu compromisso com o município e o evento ao anunciar a liberação de R$ 300 mil para a Jornada Nacional de Literatura, provenientes de emenda individual do parlamentar ao Orçamento de 2009. “Nós que somos de Passo Fundo temos a obrigação de viabilizar esse evento a partir de apoios culturais e financeiros”, destacou Albuquerque.

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);