Bancada gaúcha: Prefeitura de Porto Alegre apresenta projetos para emendas de 2010

Nov 03 2009
(0) Comments

[03/11/2009]

Os deputados federais e senadores gaúchos deixaram os partidos em segundo plano na tarde desta terça-feira (03) para buscarem em conjunto caminhos para o desenvolvimento da Capital do Rio Grande do Sul. Em reunião da bancada gaúcha no Congresso Nacional, realizada em Brasília, a prefeitura de Porto Alegre apresentou 122 propostas de emendas ao Orçamento de 2010, num total de R$ 342,6 milhões.

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Capital, Clóvis Magalhães, que representou o prefeito José Fogaça, detalhou as propostas e esclareceu cada uma das dúvidas do parlamentares presentes. Magalhães lembrou que no ano de 2008 a prefeitura apresentou à bancada 140 projetos que somavam R$ 197 milhões. “Este ano estamos destacando em nossa proposta à bancada obras que fazem parte do Orçamento Participativo”, explicou.  

Coordenada pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB), a bancada gaúcha no Congresso Nacional questionou o secretário sobre alguns dos principais projetos para os quais o município de Porto Alegre está pedindo apoio dos deputados e senadores gaúchos.

Entre os projetos que despertaram interesse dos parlamentares estão os relacionados ao Hospital de Pronto Socorro (HPS), à orla do Guaíba, à infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014, ao acesso norte ao Porto Seco, ao Trensurb, entre outros.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM) chegou a sugerir ao representante da administração da Capital que seja pensada desde já uma forma de se transferir o HPS de prédio, local que, na avaliação do parlamentar, está defasado para as demandas atuais.

O coordenador Beto Albuquerque informou que pela densidade do projeto apresentado pelo secretário Clóvis Magalhães o material precisa ser analisado pelos deputados e senadores para que se defina o que será incluído entre as emendas de bancada e possíveis emendas individuais.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, também participou da reunião e pediu a palavra para fazer uma solicitação à bancada. Ziulkoski pediu apoio dos parlamentares para que seja regulamentada o mais rápido possível a emenda 29 que determina a destinação de mais recursos para a Saúde. “Estamos trabalhando para que a Constituição seja respeitada”, disse o líder dos prefeitos.

Também participaram da reunião o senador Sérgio Zambiasi (PTB), os deputados federais Manuela D’Ávila, Ibsen Pinheiro (PMDB), Luiz Carlos Heinze (PP), Maria do Rosário (PT), Germano Bonow (DEM), Oswaldo Biolchi (PMDB) e Eliseu Padilha (PMDB), além de prefeitos, vereadores e representantes do Sistema Fecomércio.

d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);