Confirmadas obras de recuperação em Uruguaiana e Itaqui
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Geral, Notícias
- Tags:
[02/12/2009]
Os dois trevos de acesso à Uruguaiana e a Ponte Internacional que liga o município gaúcho a Paso de Los Libres receberão nova iluminação e reforço na sinalização. Já o projeto para construção de uma nova ponte sobre o Rio Ibicuí – ligando Uruguaiana a Itaqui – está em fase final de detalhamento junto à Procuradoria do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (2) pelo deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS) e pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP).
Os dois parlamentares integraram a comitiva de representantes de segmentos e lideranças políticas ligadas à Fronteira Oeste que se reuniu com o diretor-geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, em Brasília.
Ainda este mês será realizado o serviço de troca das lâmpadas da Ponte Internacional Getúlio Vargas–Agustín Pedro Justo do lado brasileiro. “É uma notícia alentadora porque o intenso tráfego de caminhões no local corre riscos com a falta de segurança motivada pela escuridão deste lado da fronteira”, afirmou o presidente eleito da Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI), José Carlos Becker, que participou da audiência.
Lauri Kotz, presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS (Sdaergs), destacou que os trabalhadores estão em risco com a situação atual da travessia. “É preciso muito cuidado porque o trânsito é intenso, não apenas de veículos, mas também de pessoa. Este intenso fluxo coloca em risco os despachantes”, acrescentou.
Trevos
Os serviços de iluminação e reforço de sinalização (vertical e horizontal) junto aos trevos da BR-290 e da BR-472 também serão executados ainda em dezembro.
Pagot determinou, por telefone, ao superintendente regional do órgão no Estado, Wladimir Casa, a agilização dos serviços. Já a tramitação do processo de lançamento do edital da obra da nova ponte sobre o Rio Ibicuí está concentrada na Procuradoria do DNIT para a alocação de R$ 4 milhões para elaboração do projeto.
A ponte atual, a única do Estado ainda em material metálico e com apenas uma pista, está interditada desde terça-feira (01) em razão da elevação das águas do rio e pode ser liberada na segunda-feira (7). Conforme o DNIT, o lançamento do edital deverá ocorrer no início de 2010.
Também participou das reuniões em Brasília o despachante aduaneiro Fábio Cioca.
Escrito pela Assessoria de Imprensa do deputado Frederico Antunes