Beto recebe medalha do Mérito Farroupilha

Dec 18 2009
(0) Comments

[18/12/2009]

O gabinete da presidência da Assembléia Legislativa gaúcha ficou lotado na tarde desta sexta-feira (18) para a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS). Proposta pelo deputado estadual Heitor Schuch (PSB), a homenagem emocionou socialistas e representantes de outros partidos que ouviram um resumo da história pessoal e política de Beto, que em 2010 completa 20 anos de mandatos eletivos.

Entregue pelo presidente da Casa, deputado Ivar Pavan (PT), a medalha é considerada a mais alta honraria concedida pelo Legislativo a personalidades que se destacam na sociedade gaúcha. “É com muito orgulho que recebo esta medalha, maior homenagem de nossa Assembléia Legislativa. Foi aqui que iniciei minha carreira política como parlamentar, onde aprendi que o verdadeiro processo democrático só pode surgir através da coerência política, no fortalecimento das ideologias em busca de uma sociedade melhor. Seguirei sempre acreditando na força da ética e da união de esforços pela solução dos problemas do povo brasileiro, sabendo que, embora os desafios sejam muitos e por vezes pareçam impossíveis, estou fazendo o meu melhor nesta batalha”, afirmou Beto.

Acompanhado da esposa, Daniela, e de dezenas de correligionários e dirigentes do PSB, Beto disse que ao longo da vida as pessoas podem mudar, mas jamais podem trocar de lado em suas convicções. A afirmação referiu-se ao trecho do discurso de Schuch no qual ele conta que Beto começou a vida como mecânico na oficina do pai e chegou hoje à condição de um dos políticos mais respeitados do Rio Grande do Sul e do País.

O homenageado lembrou à platéia presente que este foi um ano que começou com muito sofrimento em razão da perda de seu filho Pietro, aos 19 anos, em razão de uma leucemia. Mas Beto disse que aprendeu e mudou muito em razão disso.

Ao referir-se ao PSB, disse que orgulha-se muito de integrar o partido, onde aprendeu que um político nunca conseguirá resolver tudo o que quer e precisa, mas precisa saber que é preciso continuar trabalhando sempre. “O RS precisa de entendimento, o que não significa abrirmos mão de nossas convicções políticas”, disse.

Sobre o Estado onde nasceu e sempre viveu, Beto destacou que ter nascido em solo gaúcho lhe dá forças para enfrentar os problemas que se apresentam diante dele e aproveitou para homenagear os dois deputados estaduais do PSB, Heitor Schuch e Miki Breier, com origem na agricultura, homens simples mas com metas definidas e claras. “De mim saibam vocês que prometo coerência na minha luta para que meu Rio Grande do Sul e meu Brasil possam ser sempre melhores”, garantiu.

Pavan salientou que Beto tem uma importante trajetória política. “Tenho bons motivos e muito me honra estar aqui neste momento como presidente da Assembléia. Eu e Beto temos muitas afinidades e tenho certeza de que a passagem de Beto por esta Assembléia Legislativa foi marcada por ações competentes”, discursou.

Também estiveram na solenidade de homenagem a Beto Albuquerque op residente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, o presidente municipal do PSB, Antônio Elizandro de Oliveira, a defensora-geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo, o presidente da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Erci Torma, o presidente da Associação Gaúcha das Empresas de Rádio e Televisão (Agert), Alexandre Gadret, e os deputados estaduais Mauro Sparta (PSDB), Edison Brum (PMDB), Frederico Antunes (PP), assessores e amigos do deputado.