A conquista da Uergs

Mar 01 2001
(0) Comments

[01/03/2001]

Como deputado estadual, em 1992, fui relator dos trabalhos da subcomissão sobre a viabilidade da criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs. Instituída pela Assembléia Legislativa, a subcomissão produziu um amplo relatório que justificava a importância da criação da Uergs.

Promessa de campanha da Frente Popular, o projeto de lei da Uergs corrige uma distorção histórica: o RS é o único importante Estado da Federação que não possui uma instituição estadual de ensino superior. Desde a constituinte estadual, em 1989, pretendia-se inserir um dispositivo prevendo a participação direta do Estado no ensino superior e, em 1998, após recolher mais de 30 mil assinaturas de apoio, protocolei um projeto de lei na Assembléia. Hoje o projeto em tramitação no Legislativo contempla o ensino gratuito de 3O grau. Dessa forma, os estudantes excluídos por dificuldades econômicas terão chance de cursar o 3O grau. Isso faz parte do governo Olívio Dutra. A promessa está sendo cumprida.

O projeto permite convênios com outras instituições comunitárias e sem fins lucrativos para a oferta de cursos. No âmbito internacional, a Uergs também buscará parcerias. Organizações como a Unesco já mostraram interesse em cooperar.

O desafio que se coloca para a nossa Uergs é o de ser a universidade do novo milênio. O desenvolvimento das potencialidades locais e regionais, bem como a integração do Estado nas redes de produção de alta tecnologia através da formação de inteligência local deve ser um objetivo constante. A democratização do conhecimento proposta pela nova instituição deve ser, prioritariamente, voltada à formação de profissionais e à pesquisa para a solução dos problemas concretos das sociedades e economias locais.

Portanto, queremos uma universidade capaz de pensar estrategicamente o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Para isso, a participação popular tem sido fundamental já que desde as primeiras assembléias do Orçamento Participativo, em 1999, a Uergs é eleita prioridade em várias regiões do RS.

Importante agora é que estamos dando o primeiro passo para a implantação da Uergs. Temos certeza de que a Assembléia Legislativa será sensível a essa proposta fundamental para a qualificação dos gaúchos.