Combate a Corrupção

Jun 13 2005
(0) Comments

[13/06/2005]

A elite brasileira acostumou-se a tratar o Estado como se fosse a extensão da família. Não é por acaso que nesses 500 anos, a história política do país sempre foi marcada pela corrupção, pelo clientelismo e o nepotismo.

Infelizmente, os governos anteriores não enfrentaram decisivamente essas práticas que tanto prejudicam o país e impedem o seu desenvolvimento. Por isso, desde que assumiu, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedica-se a com determinação a combater a corrupção. E o faz como nenhum outro.

O que tem aumentado no Brasil não é a corrupção, mas o constante combate que o governo faz a ela. Prova disso é que de agosto de 2003 a maio de 2005, a Polícia Federal realizou 46 operações ligadas ao combate à corrupção, com 1.234 prisões e 819 pessoas acusadas formalmente.

A determinação do presidente é a de levar as investigações às últimas conseqüências. Sobre os casos específicos dos Correios e do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), o presidente Lula determinou a exoneração de seus dirigentes.

Mais que uma exigência de todo Estado democrático, lutar contra a corrupção é um compromisso do nosso governo e, em particular, do meu mandato.

(*) Deputado federal PSB, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados