Excelência em tecnologia eletrônica

Apr 10 2003
(0) Comments

[10/04/2003]

O Brasil é a única nação entre as chamadas grandes economias que não possui uma planta de produção de circuitos integrados. O desenvolvimento imediato da inteligência do chip – software e design – é, para muitos especialistas da academia e da indústria, a melhor alternativa para desenvolver a microeletrônica no país.

O Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em fase de implantação em Porto Alegre, será o primeiro da América Latina, especializado no desenvolvimento e na produção de circuitos integrados de aplicação específica, capaz de fornecer para diversos tipos de usuários serviços de suporte a projetos de pesquisa, além de produzir e testar protótipos de chips.

"A microeletrônica é considerada
estratégica, por sua interface
com todos os setores da economia"

A construção do Ceitec em terreno doado pela prefeitura da Capital será viabilizada mediante a participação efetiva do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), dentro da política do governo federal de descentralizar tecnologia e substituir importações. Formado por uma associação civil sem fins lucrativos, o Ceitec nasce de uma parceria do setor público (governos federal, estadual e municipal), setor privado e universidades, com a participação da Motorola, que doou 150 toneladas em equipamentos. O investimento total é de R$ 130 milhões.

A microeletrônica é considerada por este governo um setor estratégico para o país, dada a sua interface com todos os setores da atividade econômica, da indústria à agropecuária, passando pelos serviços e pela infra-estrutura de pesquisas. Trata-se de um setor que moderniza e agrega valor às cadeias produtivas. Além de estar capacitado a realizar todo o processo de desenvolvimento de chips, o Ceitec será capaz também de formar recursos humanos, especialmente pesquisadores para o meio empresarial.

A propósito desse setor, os empreendedores gaúchos da área microeletrônica, a maioria de pequeno e médio portes, têm forte presença nos mercados nacional e internacional, fruto de uma acentuada cultura de inovação. Em conseqüência, a adesão dos empresários locais ao projeto Ceitec é real e substantiva.

Por todos esses motivos, o ministro Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia) confirma a determinação do governo de dar novo e decisivo rumo ao projeto Ceitec. Nos próximos dias, será firmado em Porto Alegre convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Ceitec, com a interveniência do governo do Estado do Rio Grande do Sul, para enfim construir em solo gaúcho o primeiro Centro de Excelência em Eletrônica da América Latina.

* Deputado federal PSB/RS, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados