FHC, o imposto e as estradas
- Posted by: Ass. Imprensa
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[01/07/2002]
Nos últimos dias, vêm sendo exibidas uma série de reportagens mostrando rodovias abandonadas, com buracos, configurando um cenário de verdadeiro caos. As notícias veiculadas tinham como chamadas: “caos e abandono das rodovias gaúchas”.
A esmagadora maioria das “rodovias gaúchas” mostradas, são BRs, portanto, rodovias federais de responsabilidade do governo federal. Basta ver o caos evidente nas seguintes estradas federais:
BR/386 – Iraí, Frederico Westephalen, Boa Vista das Missões, Seberi, Sarandi
BR/153 – Bagé, Aceguá
BR/287 – Santa Maria, São Pedro, São Vicente, Santiago, São Borja
BR/158 – Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Santa Maria
BR/293 – Bagé, Dom Pedrito, Livramento
BR/285 – Ijuí, Santo Ângelo, São Luís Gonzaga, São Borja
BR/392 – São Sepé, Santa Maria
BR/377 – Ibirubá, Cruz Alta.São BRs completamente abandonadas e sem investimentos do governo federal há muito tempo. Este assunto inclusive já me permitiu levar duas denúncia de crime de responsabilidade contra o governo federal junto à Procuradoria Geral da República, uma na condição de Secretário dos Transportes e, outra, já na condição atual de Deputado Federal. Nada foi noticiado, é claro.
O que você precisa saber e não é noticiado:
BR é rodovia de responsabilidade do governo federal.
Desde janeiro, o governo FHC cobra novo IMPOSTO sobre combustíveis (CIDE) que custa R$ 0,28 em cada litro de gasolina e R$ 0,07 no diesel.
Isto mesmo, a gasolina, no RS, poderia estar R$ 0,30 mais barata não fosse o imposto federal.
Este ano, com este imposto, FHC já arrecadou R$ 4,5 bilhões do povo brasileiro que deveriam ser aplicados nos transportes e, até agora, nenhum centavo foi investido. Mais um imposto sem retorno.
O governo federal deve ao nosso Estado, e não paga, R$ 900 milhões em obras rodoviárias federais pagas com recursos do Estado.
É óbvio que existem alguns casos envolvendo rodovias estaduais (RSs) que merecem urgentes reparos. No caso das RS/126, 168 e 463, entretanto, nunca é dito que já existe contrato de obra celebrado para execução da restauração, a exemplo do que está sendo feito na RS/324.
O Governo do Estado investiu em suas estradas R$ 750 milhões desde janeiro/2001 e o governo federal, no mesmo período, não chegou a 30% deste valor nas suas rodovias. Disso não se vê notícias.
Bem, como se vê, há “caos das rodovias federais” no RS e um governo federal irresponsável sendo protegido.