Investimentos do Estado

Sep 01 2002
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[01/09/2002]

O governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Daer, aplicou até o momento cerca de R$ 800 milhões em obras de construção, pavimentação e restauração. Ao todo, foram executados mais de 2 mil km de pavimentação e restauração de rodovias e realizada manutenção em mais de 4 mil km de estradas não pavimentadas. Também foram sinalizados mais de 2,1 mil km da malha rodoviária gaúcha. Atividades que vêm garantindo 15 mil empregos. A previsão é de que, até o final de 2002, os investimentos em obras rodoviárias superem R$ 1,1 bilhão. Lançado em 2000, a partir dos novos acordos firmados com o Banco Mundial, o Programa Restauração recuperará e manterá por cinco anos 5,35 mil km de estradas pavimentadas, sem a cobrança de pedágio.

Com investimento total orçado em R$ 3,5 milhões, o programa mais ousado do Brasil dividiu o Estado em 15 lotes a serem executados em duas fases. A primeira, já contratada e em início de execução, está restaurando 2.489 km, contemplando as regiões Nordeste, Produção, Médio e Alto Uruguai, Missões e Alto Jacuí. Os 2.861 km da segunda fase, beneficiando Alto Jacuí, Hortênsias, Litoral, Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, região Central e região Sul, já estão em processo de licitação. Nos aditivos ao contrato de financiamento, negociados no início de 2001 em Washington, foram incluídos o alargamento e a construção de terceira faixa em cinco rodovias com esgotamento da capacidade de tráfego (três na Serra, uma na Produção e uma na Zona Sul). Entre 2002 e 2007, todos os lotes do Estado estarão recuperados.

O Programa Corredores de Exportação tem desenvolvimento de cinco anos para construção e pavimentação de mil quilômetros divididos em dois corredores, com investimento de 300 milhões de dólares. O primeiro corredor é composto pelas RS 324, RS 153 e RS 471 e tem como objetivo aproximar o Oeste catarinense, o Norte gaúcho e Produção dos portos de Pelotas e Rio Grande. O segundo, formado pela RS 377, efetivará a rodovia Mercosul, ligando São Paulo e Buenos Aires pelo interior dos estados do Sul do Brasil. Os corredores também são alternativas às BRs 386, 285 e 116. Já foram concluídos 447,7 km. O programa está criando rotas alternativas de ligação com os países do Mercosul, o que já está facilitando o escoamento da produção agrícola do RS.