Plano de obras do Estado contempla Vale do Rio Pardo

Jun 10 1999
(0) Comments

[10/06/1999]

Ao apresentar o Plano de Obras Rodoviárias para 1999, o Governo do Estado garantiu a retomada das obras em 148 municípios, com 119 frentes de trabalho, distribuídas pelas 22 regiões dos Coredes, que deverão gerar 15 mil empregos diretos. Esta foi a forma encontrada pelo nosso Governo para estabelecer o compromisso deste governo com a sociedade. E, respondendo as suas expectativas investiremos R$ 299,2 milhões neste ano, na construção, recuperação, sinalização, instalação de controladores eletrônicos de velocidade em estradas gaúchas2 e o pagamento de dívidas contraídas pelo governo anterior. O nosso esforço em alocar recursos para este plano superou os níveis de investimento de todos os governos anteriores para o primeiro ano de mandato.

Do total da verba, R$ 191,1 milhões são recursos próprios do Estado e R$ 108 milhões são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (Bird). Com os recursos do Estado serão retomadas as obras em 15 trechos de estradas regionais, que integram a rede estrutural do RS, de 323 Km. Ainda com esta verba do governo, serão concluídas, neste ano, 11 obras em andamento, num total de 132 Km. Com o dinheiro do BID, serão construídos 813 Km de novas rodovias e revestidos outros 130 Km.

Na Região do Vale do Rio Pardo elencamos a rodovia RS/244, que liga Venâncio Aires a Vila Melos para dar continuidade das obras de pavimentação da rodovia. Priorizamos esta obra por ser de grande importância para a Região, tratando-se de uma ligação fundamental para o progresso e desenvolvimento dos municípios do Vale. O trecho que compreende 19,7 Km de extensão está sob a responsabilidade da construtora Pelotense que fará os serviços de terraplenagem, nesta primeira etapa, com recursos de R$ 1 milhão para o andamento da obra. Além disso, estão previstos os serviços de proteção na rodovia. Serão executados revestimentos asfálticos onde existe base pronta. No que diz respeito às obras de arte, serão construídas as pontes necessárias neste trecho. Esta é uma antiga reivindicação da comunidade, que ao longo de todos os governos anteriores foi iludida com promessas, sem expectativa de recursos para a conclusão das obras.

Também para a Região do Vale do Rio Pardo temos investimentos do BID para as obras na rodovia que liga Encruzilhada do Sul a Boa Esperança, em que estão sendo realizados serviços de terraplenagem e pavimentação. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2000. O mesmo está acontece com a rodoviaa entre Arroio do Tigre a Salto do Jacuí. Esta obra terá investimentos de R$ 2,2 milhões. A nossa intenção é deixar toda a malha rodoviária em ótimas condições de trafegabilidade. A meta do Governo agora é dar prioridade ao término de 50 obras que estão há dez anos em construção. Este é o jeito que nós elegemos e que o povo nas urnas referendou para governarmos com com a participação da população.

Muitas iniciativas e ações na área dos Transportes estão sendo feitas, no sentido de readequar custos, otimizar recursos, rever preços e redescutir questões que o Governo acredita que não estão adequadas para o momento. O grande esforço de redução de despesas do setor público, para priorizar a geração de emprego e o desenvolvimento no Estado foi a forma encontrada pela secretaria dos Transportes e pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) para projetar, nos quatro anos de governo, recursos capazes de serem revertidos integralmente em investimentos.