Uergs – Uma conquista ameaçada
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Artigos
- Tags:
[22/04/2005]
A Uergs – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – está para formar a sua primeira turma em 2005. Alunos de cinco cursos deverão receber seus diplomas em 12 cidades gaúchas. Desde a criação da Uergs, tivemos avanços importantes, fruto da luta que sempre travamos em defesa do ensino público e gratuito.
Infelizmente, o momento atual é de retrocesso. Enquanto o governo de Luiz Inácio Lula da Silva investe na ampliação e no fortalecimento da rede pública de educação, com a criação de novas universidades e a transformação de Cefets em instituições de ensino superior, no Rio Grande do Sul a tendência é outra. Nega-se a democracia e a educação pública.
A insegurança persegue os candidatos a uma vaga na universidade estadual e os próprios estudantes da instituição. O tratamento dado pelo governo do Estado à Uergs se reflete na redução da procura por vagas. Em 2002, 8.902 candidatos fizeram o vestibular. Neste ano, o número caiu a menos da metade 4.290 candidatos. Além disso, nove localidades tiveram o vestibular cancelado.
A pretexto de descentralizar a estrutura da Uergs, com base no Estatuto definitivo aprovado pela Assembléia Legislativa, a Reitoria desencadeou um processo de disputa entre as unidades pelas futuras sedes regionais. Há o temor de que os cursos passem a funcionar apenas nas sete cidades-sede previstas pelo governo – o que levaria a extrema concentração e ao fechamento de 22 unidades.
Outro problema é orçamentário. Em 2004, o governo do Estado deixou de aplicar R$ 2,5 milhões na Uergs e deputados estaduais rejeitaram emenda popular com 4,4 mil assinaturas, da Juventude Socialista Brasileira, apoiada pelo deputado Heitor Schuch (PSB), no valor R$ 14 milhões.
Com isso, cortam o oxigênio de uma instituição que nasceu da participação popular. É preciso reagir. Nós, que construímos juntos o sonho da Uergs, seguimos lutando para ampliar o acesso a todos os níveis da educação pública no país, única forma de abrir caminhos largos rumo à cidadania plena.
(*) Vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados