Um ano de esperança no trânsito brasileiro
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Artigos
- Tags:
[30/12/2008]
O ano de 2008 ficará marcado pelo início de uma importante mudança de consciência dos motoristas brasileiros. A lei que prevê tolerância zero para a péssima combinação entre álcool e direção começou a surtir efeito. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, de onde partiu o projeto que originou a lei sancionada em junho passado pelo presidente Luz Inácio Lula da Silva, me sinto orgulhoso de ter contribuído para que nosso País caminhe para a humanização do trânsito.
A Câmara dos Deputados aprovou, no final do mês de maio, o importante avanço na legislação de trânsito do país, que nos equipara às nações mais desenvolvidas: a proibição de beber e dirigir. Agora, dirigir sob a influência de qualquer quantidade de álcool será considerado uma infração gravíssima. As novas regras foram incluídas na Medida Provisória nº. 415 a pedido da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, atendendo a um clamor popular contra a impunidade de motoristas que provocam mortes e lesões. O álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e aparece em 70% dos laudos das mortes violentas, segundo a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e do pronto-socorro do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
Esse quadro já começou a mudar, o que é um importante motivo para que tenhamos mais esperanças nos homens no novo ano que está chegando. Um belíssimo 2009 a todos nós.
*Deputado federal PSB-RS, vice-líder do governo Lula e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.