2008 é o ano da duplicação
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Informativo do Vale – Lajeado, 29/12/2007
Deputado Beto Albuquerque acompanhou o processo desde o início com a campanha de duplicação
Deputado federal Beto Albuquerque anuncia assinatura do contrato para o início das obras na rodovia
Brasília – O Natal já passou, mas o Vale do Taquari recebeu seu maior presente do Papai Noel agora. O vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB), anunciou que o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Marcos Ledermann, assinou o contrato com a vencedora da licitação para a duplicação da BR-386, a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. O projeto consta de modernização e ampliação da capacidade da rodovia.
Orçada em R$ 1,076 milhão, o serviço vai ser realizado a partir de janeiro de 2008 no trecho entre Estrela e Tabaí. São 33,5 quilômetros entre o quilômetro 351,5 e 385. Para o deputado esse é o primeiro passo concreto para a duplicação da BR-386. “Continuarei trabalhando para que em 2009 possamos ter o início dessa obra tão importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.” A vigência do contrato iniciou-se ontem e se estende em até 300 dias, podendo ser prorrogado.
Histórico
A idéia de duplicação da BR-386 tem tanto tempo quanto a rodovia. Desde o início o governador Leonel de Moura Brizola já pensava em vias mais largas. Sua necessidade foi extremada em 2001, quando foi realizada a licitação para contratar a empresa que seria responsável pelo projeto. A vencedora foi a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A. Surgiu, então, dúvida sobre de quem era a responsabilidade do custeio desse projeto: Estado ou União. A via havia sido estadualizada e terceirizada com concessão e instalação de pedágio.
O assunto foi parar no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit), onde ficou até o início deste ano. O órgão determinou que o governo federal deve arcar com os custos. Assim que foi anunciada a decisão surgiu outro problema, pois já havia passado tempo que foi feita a licitação e a empresa acreditava ser necessária a atualização dos valores. O Dnit negou.
A obra foi incluída em projetos e diagnósticos de todos os tipos: Duplicar RS, Rumos 2015, Alternativas de Desenvolvimento, Agenda 2020 e o Plano Nacional de Logística de Transportes. Na Assembléia existe uma frente parlamentar que conta com a assinatura dos 51 legisladores gaúchos.
Sobre a obra
“Essa obra é a grande aspiração do Vale do Taquari e a assinatura do contrato para a realização do projeto de engenharia é um passo decisivo para a sua futura concretização. Cabe destacar a mobilização de entidades e lideranças regionais; a união de esforços com políticos identificados com o Vale do Taquari, entre eles o deputado Beto Albuquerque e o senador Paulo Paim; a sensibilidade do governo, por meio do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit) e do Ministério dos Transportes, em buscar atender a essa reivindicação. Todos estão de parabéns por esse fato, que coloca a luta pela duplicação em um novo patamar, muito mais próxima de alcançar seu objetivo. Temos que permanecer atentos e mobilizados, porque a caminhada continua, até que essa grande meta regional se torne uma realidade.”
Presidente da Comissão Pró-Duplicação da
BR-386 e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, Ney José Lazzari
“É um fato muito relevante, que merece ser destacado, pois valoriza toda a sociedade regional, fortalece nossa luta conjunta pela duplicação da rodovia e revigora os esforços para a concretização dessa grande aspiração do Vale do Taquari. Essa obra é fundamental para que esta região continue se desenvolvendo e atraindo novos investimentos, em benefício de toda a população do fértil e valoroso Vale do Taquari.”
Presidente da Associação dos
Municípios do Vale do Taquari (Amvat), prefeito de Imigrante, Paulo Altmann
“É um passo muito importante que foi dado rumo a esse grande objetivo regional na área de infra-estrutura, que é ver essa obra realizada. Nos congratulamos com todas as entidades e lideranças que vêm somando esforços para que a duplicação aconteça o mais breve possível, pois é de extrema importância para o desenvolvimento regional. A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) sente-se gratificada por participar ativamente desse processo, que nesse momento conquista um importante avanço.”
Presidente da Acil, José Inácio Lenz
“O futuro mostrará à região a importância estratégica deste momento, tirando do papel um projeto vital para o Vale do Taquari e todas as regiões subseqüentes cruzadas pela BR-386. Agradecemos ao deputado Beto Albuquerque e senador Paim (Paulo Paim) por seu decisivo apoio. Uma forma excelente de se encerrar 2007.”
Presidente da Câmara da Indústria e Comércio (CIC) do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck