A guerra do pré-sal
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
Zero Hora – Porto Alegre, 30/11/2009
Mais uma semana sem votação dos projetos do pré-sal. A rebelião na base do governo advém da intransigência do governador Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, em não abrir mão da receita dos royalties para Estados e municípios não produtores. “O pré-sal é patrimônio nacional”, disse à coluna o coordenador da bancada gaúcha Beto Albuquerque (PSB), cujo partido tem emenda prevendo a partilha entre todos os entes federativos. O ex-coordenador Mendes Ribeiro Filho (PMDB) contesta a posição do correligionário carioca e estima que, sem acordo, nada será votado na área do pré-sal.
Pré-sal 2
A posição do RS em torno da partilha dos royalties do pré-sal conseguiu consenso. Nessa peleia, estão juntos a governadora Yeda Crusius (PSDB), a bancada federal, a Confederação Nacional dos Municípios e o setor empresarial (Fiergs, Federasul).
Pré-sal 3
Na reunião da bancada que examinou a partilha do pré-sal, o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB, foto) fez uma exposição institucional valiosa, mostrando os aspectos constitucionais desses direitos e respaldando, juridicamente, a posição da bancada.
Coluna Ana Amélia Lemos
} else {