Albuquerque recebe reivindicações na Univates
- Posted by: Ass. Imprensa
- Posted in Beto na Mídia
- Tags:
O Informativo – LajeadoO Informativo – Lajeado, 8/3/2006
Albuquerque recebe reivindicações na Univates
Daniel Silveira
Lajeado – O deputado federal Beto Albuquerque (PSB), vice-líder do governo federal na Câmara, reuniu-se na noite de segunda-feira com a reitoria da Univates, prefeitos, sindicalistas e representantes de diversos segmentos do setor produtivo das regiões dos vales do Taquari, Caí e Rio Pardo.
O grupo reivindicou ao parlamentar medidas contra a crise econômica que assola o país e que ele intervenha junto ao governo federal em favor dos setores atingidos. O encontro reuniu representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat); Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat); Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra); Câmaras de Indústria e Comércio do Vale do Taquari e de Caxias do Sul; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Bom Retiro do Sul; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia; Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires; Associação Comercial e Industrial de Bom Retiro do Sul; Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil); e empresas Wallerius do Brasil, Florestal Alimentos e Calçados Reifer. Da ala política participaram do encontro os prefeitos Cláudio Martins (PSDB), de Taquari; José Cenci (PP), de Fazenda Vilanova; e Carmen Regina Cardoso (PP), de Lajeado. O prefeito de Igrejinha Elir Girardi representou a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a Associação dos Municípios do Vale dos Sinos.
O grupo manifestou sua preocupação com os rumos da economia, principalmente com relação à desvalorização do dólar, que prejudica as exportações, e com a elevada carga tributária, que onera o setor produtivo. Presente na reunião, o coordenador do Movimento Brasil Compete Já (MBCJá), empresário Jorge Faccioni, foi enfático ao afirmar que, se não houver mudanças, o Rio Grande do Sul poderá ter, em 2006, 30 mil novos desempregados e a perda de R$ 300 milhões em exportações.
Os representantes do MBCJá entregaram ao parlamentar um dossiê contendo informações sobre a crise econômica que atinge o Estado. O documento aponta medidas para reverter o quadro de dificuldades, como o estabelecimento de medidas compensatórias aos atingidos pela desvalorização do dólar; a restituição de créditos do ICMS a empresas; aproveitamento de créditos do PIS e Cofins; novas linhas de crdito para capital de giro.
Albuquerque prometeu encaminhar as reivindicações à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef. O deputado mostrou-se sensibilizado pelos obstáculos enfrentados pelo empresariado do Rio Grande do Sul e agradeceu a oportunidade de poder estar em contato com o grupo para ouvir suas manifestações.
Após o encontro o deputado ministrou palestra aos alunos da Univates. O parlamentar abordou o tema Educação, Tecnologia e Cidadania. Após sua explanação Albuquerque abriu espaço para perguntas.